top of page

Deprimido? Pode ser o excesso de doces

Amantes de açúcar enfrentam maiores riscos de depressão e saúde



Um novo estudo descobriu que pessoas com preferência por alimentos doces enfrentam maiores riscos de depressão, diabetes e problemas vasculares como derrame.


Eles descobriram que o grupo “apaixonado"por doces tinha marcadores sanguíneos mais pobres para inflamação e níveis de glicose, indicando maiores riscos para condições metabólicas e de saúde mental. Por outro lado, o grupo consciente e que não consumia doces, mostrou menores riscos de doenças cardíacas e derrames.



Essas descobertas enfatizam o impacto das preferências alimentares na saúde a longo prazo. O estudo destaca a importância de moderar a ingestão de açúcar para melhores resultados de saúde.


  • O grupo “amante" de doces tem um risco 31% maior de depressão do que outros grupos.

  • Indivíduos preocupados com a saúde apresentaram riscos reduzidos de doenças cardíacas e derrames.


Pessoas com preferência por doces correm maior risco de desenvolver depressão, diabetes e sofrer de um derrame, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Surrey.

O estudo, publicado no Journal of Translational Medicine, pegou informações anônimas sobre as preferências alimentares de 180.000 voluntários dentro do Reino Unido e usou inteligência artificial para agrupá-los em três perfis gerais:


  • Consciente da saúde: preferem frutas e vegetais a alimentos industrializados e doces.

  • Onívoro: Gosta da maioria dos alimentos, incluindo carnes, peixes e alguns vegetais, bem como doces e sobremesas.

  • Doces: Prefere alimentos doces e bebidas açucaradas e está menos interessado em opções mais saudáveis, como frutas e vegetais.


O professor Nophar Geifman, autor sênior do estudo e professor de Informática em Saúde e Biomédica da Universidade de Surrey, disse:


“Os alimentos que você gosta ou não parecem estar diretamente ligados à sua saúde. Se suas comidas favoritas são bolos, doces e bebidas açucaradas, os resultados do nosso estudo sugerem que isso pode ter efeitos negativos na sua saúde."

“Descobrimos que o grupo de gulosos tem 31% mais chances de ter depressão e também tinha taxas mais altas de diabetes, bem como doenças cardíacas vasculares, em comparação com os outros dois grupos.”

“O açúcar processado é um fator-chave na dieta de muitos, e esses resultados são ainda mais evidências de que, como sociedade, devemos fazer tudo o que podemos para pensar antes de comer, enfatizando que ninguém quer dizer às pessoas o que fazer, meu trabalho é apenas informar as pessoas.”


Fonte: Universidade de Surrey

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Parabéns

Comments


bottom of page